Artigos sobre Metodologias Ativas

Artigos:

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232008000900018&script=sci_arttext&tlng=es

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, p. 15-33, 2015. Disponível em: rh.unis.edu.br/wp-content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf

MARIN, Maria José Sanches et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Rev bras educ méd, v. 34, n. 1, p. 13-20, 2010. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbem/v34n1/a03v34n1

BARBOSA, Eduardo Fernandes; DE MOURA, Dácio Guimarães. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, v. 39, n. 2, p. 48-67, 2013. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/349

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119-43, 2014. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf

GOMES, Maria Paula Cerqueira et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde: avaliação dos estudantes. Ciência & Educação, v. 16, n. 1, p. 181-198, 2010. Disponível em: www.scielo.br/pdf/ciedu/v16n1/v16n1a11

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/404

GEMIGNANI, Elizabeth Yu Me Yut. Formação de professores e metodologias ativas de ensino-aprendizagem: ensinar para a compreensão. Fronteiras da Educação, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: http://fronteirasdaeducacao.org/index.php/fronteiras/article/view/14

ROCHA, Henrique Martins; LEMOS, Washington de Macedo. Metodologias ativas: do que estamos falando? Base conceitual e relato de pesquisa em andamento. IX Simpósio Pedagógico e Pesquisas em Comunicação. Resende, Brazil: Associação Educacional Dom Boston, p. 12, 2014. Disponível em: www.aedb.br/wp-content/uploads/2015/05/41321569.pdf

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, p. 02-25, 2018. Disponível em: www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf

GAETA, Cecília; MASETTO, Marcos. Metodologias ativas e o processo de aprendizagem na perspectiva da inovação. In: Congresso Internacional PBL. 2010. Disponível em: each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0287-1.pdf

COTTA, Rosângela Minardi Mitre et al. Construção de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagem. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 787-796, 2012. Disponível em: https://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000300026

MATTAR, João. Metodologias ativas. Entrevista em vídeo com  o professor José Manuel Moran. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=9m-wf2qHSOo .

CHRISTENSEN, Clayton; M.; HORN, Michael. B.; STAKER, Heather. Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? uma introdução à teoria dos híbridos.  Disponível em: https://www.christenseninstitute.org/publications/ensino-hibrido/.

SOUSA, Sidinei de Oliveira. Blended Online POPBL: uma abordagem Blended Learning para uma Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada em Projetos. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/136089.

OLIVEIRA, Carla Maria S. Aprendizagem em ambientes de Blended Learning: uma abordagem na formação contínua de professores. Dissertação (Mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-Learning) Universidade de Lisboa, 2013. [Orientada por: Neuza Pedro]. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10317/1/ulfpie046281_tm.pdf

FONSECA, S. M.; MATTAR, J. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI. Disponível em: < https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/6509 >.

DA ROCHA, Adriana M.; BOLZAN, Doris P. V. La cultura de convergencia digital y la inclusión sociocultural: Interconectando formación y práctica docente. Educatio Siglo XXI, v. 33, n. 3, p. 123-146, 2015. Disponível em: http://revistas.um.es/educatio/article/view/240901.

VALENTE, J. A. et al. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional.  PUCPR, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189154955008 .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s