Desing Thinking na Educação: criatividade, inovação e colaboração

O Desing Thinking vem ganhando cada vez mais espaço na área educacional. Considerado uma metodologia ativa ou sendo utilizado como parte de uma estratégia de ensinagem, o Design Thinking proporciona uma leitura da realidade voltada para as necessidades do ser humano, o desenvolvimento de empatia, do trabalho em equipe, da criatividade e da resolução de problemas no dia-a-dia.

Ao mesmo tempo em que nossa sociedade muda cada vez mais rápido com o avanço tecnológico, esses novos arranjos sociais convivem com modos de vida antigos. Essa cultura da convergência nos leva a buscar metodologias para resoluções de problemas que consigam trabalhar com a diversidade e complexidade das relações sociais.

Neste cenário, o Design Thinking apresenta-se como uma oportunidade de desenvolver o trabalho colaborativo, partindo da realidade dos estudantes, trabalhando na resolução de problemas com a mão na massa.

Durante os meses de abril e maio realizei três oficinas com o objetivo de Conhecer o Design Thinking e suas possibilidades para a educação e na criação projetos em sala de aula.

Durante essas vivências buscou-se apresentar os principais conceitos do Design Thinking, desenvolver habilidades de empatia, colaboração e experimentação, conhecer ferramentas do Design Thinking e vivenciar uma aplicação de Design Thinking.

A primeira oficina foi realizada no Campus de Palmeira das Missões da UFSM e contou com a participação de acadêmicos e docentes de diferentes cursos da instituição. A problemática trabalhada foi gerada a partir dos desafios de estudar a distância. Foram consideradas as quatro esferas do Sistema de Recomendação Pedagógica em Educação a Distância (BEHAR, 2019).

A segunda oficina aconteceu no Polo da UAB na cidade de Encantado/RS. A problemática trabalhada na oficina partiu dos desafios e possibilidades do mercado de trabalho para o Pedagogo.

A terceira oficina foi realizada no Polo da UAB da cidade de Jacuizinho. Participaram da oficina acadêmicos do curso de Pedagogia, professores da rede municipal e estadual e o secretário de educação do município. O trabalho desenvolvido serviu de preparação para o Dia D, que trabalha com questões da BNCC. A problemática girou em torno da aprendizagem dos estudantes do município. O grupo trabalhou de modo colaborativo para conhecer as demandas dos professores, suas angustias e preocupações e em como solucionar essas questões.

Para saber mais sobre Design Thinking:

Site Design Thinking para Educadores
https://www.dtparaeducadores.org.br/site/

Vídeo: Design Thinking na formação de professores da professora Julci Rocha.
https://www.youtube.com/watch?v=nKmGDNnR08M

Livro: Design Thinking Como a confiança criativa pode mudar (e impulsionar) a sua forma de resolver problemas
http://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2017/ebookconfiancacriativa.pdf

Curso gratuito sobre Design Thinking
https://cursos.trampolim.academy/p/curso-introducao-ao-design-thinking

Livro: CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Design thinking na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Somos educação e Saraiva, 2017. 253p. Alunos da UFSM tem acesso ao livro no site da Minha Biblioteca: https://portal.ufsm.br/biblioteca/leitor/minhaBiblioteca.html

Referências:

BEHAR, P. A. (Org.). Recomendação pedagógica em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2019. 194 p.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s