Meu primeiro livro!!!

image description

Já faz alguns dias que chegaram da editora os meus exemplares, ficou uma lindeza. E isso me deixou feliz comigo, tanto pelo resultado como por ter concluindo todo o processo.

Essa publicação é a minha dissertação de mestrado em formato de livro, queria ter modificado algumas coisas, mas já tinha passado um tempo e se não fizesse agora não faria mais.

A ideia do livro sempre me agradou além de pontuar bastante no currículo. Considerando o quando se gasta num evento, não estou falando que eventos não são importante, adoro eventos, mas estamos mais acostumados a gastar com eventos e não com publicação de livros.

As publicações e quanto elas pontuam no currículo e no ego de cada pesquisador muda bastante conforme a área do conhecimento. A Capes tem um sistema de classificação da produção intelectual que você pode conferir aqui.

O meu primeiro passo foi verificar nos editais de concurso e fomento para pesquisa o que precisa ter um livro pra ser pontuado, depois comecei a pesquisar editoras.

Escolhi a editora por um conjunto de informações, referências de amigos que já tinham publicado antes, orçamento, conselho editorial e um fator que pra mim é muito importante a qualidade do atendimento. Fui bem atendida durante todo o processo de edição, os contatos foram todos por e-mail e sempre tive respostas para eventuais dúvidas.

Quem fez o prefácio do livro foi a minha orientadora do mestrado, que me acompanhou durante o desenvolvimento da pesquisa e conhecia todo o trabalho. Adorei a escrita dela. O sumário e o prefácio do livro estão disponíveis no site da editora, aqui.

Outra experiência bacana são os capítulos de livros que são organizados por temáticas, fruto de eventos e pesquisas… mas esse assunto fica para uma próxima postagem.

Deixe uma resposta

