Formato Aberto

Tenho ocupado grande parte do meu tempo, ou quase todo que passo acordada, envolvida com a minha dissertação, orientações, leituras, escritas, leituras novamente, grupo de pesquisa e publicações. Nesse último item entram os eventos da área.

Eventos deveriam ser espaços para compartilhar resultados de pesquisas cientificas, relatos de experiências, estudos bibliográficos… produções organizadas e publicadas seguindo algumas orientações, orientações necessárias para facilitar as avaliações dos trabalhos submetidos e publicados para que outras pessoas possam ler, utilizar, conhecer o que está sendo feito na sua área de pesquisa e interessse.

Eu defendo a utilização de padrões abertos, por acreditar que eles favorecem e fortalecem a produção e o compartilhamento de informações e conhecimento.

Mas não é só o que eu penso ou acredito que me inquieta nesse assunto. No Brasil pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) o formato padrão ISO é ODF pela norma NBR ISO/IEC 26.300, publicada em 2008.

Eventos que discutem políticas públicas, qualidade da educação, formação de professores… na sua marioria organizados por instituições públicas e privadas que ao meu ver deveriam ser as primeiras a levantar a “bandeira” de uma cultura livre e compartilhada e se não isso, ao menos seguir a normatização orientada pela ABNT.

Esse assunto já foi discutido na lista do http://sleducacional.org principalmente pelo Frederico da http://teia.bio.br/

Resolvi falar dele novamente, pois cada fez que vou me inscrever em um evento essa inquietação volta.

Um comentário sobre “Formato Aberto

  1. Também defendo a utilização dos novos meios tecnologicos por serem ralmente instrumentos importantes para a troca de informações e conhecimento. Nossa polítia nunca investiu o suficiente na educação, pois falta melhorar muito ainda e me paresse que não ceria conveniente aos poíticos terem eleitores inteligentes.

Deixe uma resposta

