EaD apresenta desempenho mais elevado do que os alunos das modalidades presencial e semipresencial

Estava lendo uma notícia que foi publicada pela Agência Estado que tinha como título “Desempenho de alunos no ensino a distância é semelhante ao presencial ” a notícia fala de uma pesquisa feita pelo Inep, gostei do assunto e fui procurar o arquivo com a pesquisa para ler ela por completo, minha surpresa foi que o desempenho dos alunos EAD é maior, mesmo com todas as dificuldades, preconceitos e absurdos que vemos e escutamos por ai… a EAD não perde em nada para o ensino presencial. Segue uma parte do texto e o link para a publicação completa.

Desktop2

“Como não há representatividade da EaD em todas as áreas de conhecimento, para essa comparação, optou-se por utilizar apenas as informações referentes às quatro áreas de EaD com maior número de alunos concluintes, no último ano em que cada um foi avaliado pelo Enade: Administração (2006), Matemática (2007), Pedagogia (2005) e Serviço Social (2007).

COMPARAÇÃO SIMPLES ENTRE AS NOTAS MÉDIAS DOS ALUNOS NO ENADE

Captura_de_tela-2Fonte: Elaboração Dired/Inep, a partir de dados do Enade 2005 a 2007

Para esses cursos analisados, quando comparado o desempenho no Enade dos alunos concluintes, verifica-se que os alunos dos cursos de EaD apresentam desempenho mais elevado do que os alunos das modalidades presencial e semipresencial.”

NA MEDIDA – ANO 1 Nº 2 – 2009 – Boletim de Estudos Educacionais do Inep
Arquivo para download
O boletim Na Medida é uma publicação eletrônica bimestral coordenada pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, que visa à qualificação do debate sobre a educação no País a partir da disseminação de análises técnicas a um público amplo.Sendo permitida a reprodução dos textos, desde que citada a fonte.

Anúncios

6 comentários sobre “EaD apresenta desempenho mais elevado do que os alunos das modalidades presencial e semipresencial

  1. Oi Vanessa

    Vamos ver como se comporta esta estatística quando a EAD se ampliar. Ando muito preocupada com o que anda acontecendo com os novos cursos e ofertas em EAD.

    Mas, falando outro assunto: o feed do teu blog se apresenta resumido no leitor de conteúdo. Podes acertar isso nas configurações, teus leitores do GReader vão agradecer.

    abraços!

  2. Oiee!!!

    è verdade, o crescimento da EAD é muito rápido, tomara que a perda não seja proporcional ao crescimento, sei que essa pesquisa é só uma mostra, mas isso ajuda a diminuir o preconceito em relação a EAD.

    Já arrumei o feed, obrigada!!!!

    Abraço,

  3. Eu estimo que estes resultados correspondam mesmo ao nível de qualidade que anunciam. Podemos acreditar que o aluno dedique-se mais às leituras e atividades e esteja mais apto, em termos de conteúdo, a responder às provas objetivas do ENADE. Uma pesquisa mais ampla deveria ser feita com os egressos e com os empregadores, você concorda?

  4. Estou utilizando as informações dessa página para minha monografia em curso de pós a distância, sobre o mesmo tema (EaD).
    Abraços.
    PS: Não esqueci de citar a fonte.

  5. ola , gostei muito desse assunto.Visto , que faço curso a distância e sei como que o aluno dessa modalidade tem que se empenhar e estudar, muito mais.Isso é bom para as pessoas que críticam tanto essa modalidade, simplesmente pelo fato de ser algo novo.
    Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s