Vamos Conversar?

Blogs são conversações? Conversações segundo o dicionário significa falar com outras pessoas, aqui expressamos nossa idéias pela escrita, registramos nossos pensamento e ficamos abertos a outras opniões sobre o que escrevemos….

Como podemos estabelecer essas ‘conversações” através dos blogs com nossos alunos, o que fazer para criar uma “convesa nos comentários”, para eles se encantem com a leitura e a escrita…. como tornar nossos alunos parte desse contexto?


Para conversar clik em Ciberpensamentos

21 comentários sobre “Vamos Conversar?

  1. Oi, Vanessa!

    Respondendo a tua provocação: acho que o blog é diálogo! Desde que entrei na blogosfera, tenho me encantado com as interlocuções que mantenho com tod@s vocês…
    Blogar é construir conhecimento em rede!
    A minha vivência de blogueira – de autora – já contagiou alguns (as) colegas (pouc@s é verdade, bem menos do que gostaria!!!) e alun@s!!!
    Agora estou começando a “espichar conversas” com @s alun@s do magistério… a gurizada está bem envolvida, como viste… só que, na escola, o laboratório está fechado… coisas do governo do estado… a luta é para reabri-lo… e, então, poder blogar!!!

    Abraços!!!!

  2. Oi, Vanessa.
    Conheci teu blog hoje e gostei muito. Sou pouco experiente nessa história de blogar, isto é, dialogar através de blogs. Confesso que estou aprendendo bastante e quero incrementar cada vez mais o blog que acabei de construir.
    Um grande abraço e parabéns pelo blog.

  3. Oi Suely, com certeza blogar é construir conhecimento em rede! E quanto mais participamos dessa construção, mais a vontade ficamos para usar a escrita como uma forma de estabelecer um diálogo.
    Essa cultura de usar a escrita para “falar” ainda é nova para muitas pessoas, não fomos “ensinados” para sermos autores, mas já caminhamos para uma nova cultura….

    Beijosss

  4. Oi Lita!!! Bem-Vinda ao ciberespaço, por aqui sempre temos com quem conversar, trocar idéias e aprender mais…

    Beijos e volte sempre!

  5. Olá Vanessa. Parabéns pelo espaço muito bem organizado e de qualidade. Já conheço teu blog há algum tempo.

    Blogs são diálogos que partem da reflexão do “eu” como sou, como vejo, como faço, etc; para a exposição ao mundo. Primeiro o diálogo tende a ser interno, para depois externalizar e dialogar com o mundo as abstrações, práticas, reflexões, etc.

    Ferramenta de grande potencial educacional, que permite ir além do “chat”, da “lista de discussão”, ou dos “fóruns”.

    Um grande abraço.

  6. Oi Vanessa, Suely, Cris

    Sobre o uso de blogs com alunos: penso que temos de procurar saber mais e compreender melhor como os nossos alunos se relacionam com a rede.

    Por que isso acontece de forma qualitativamente diferente da forma como nós nos relacionamos.

    Tenho observado isso e feito algumas perguntas aos meus alunos. Resposta comum entre os adolescentes: não uso email, não uso blogs. Uso MSN e Orkut.

    Estranhamente eles não usar “sites de redes sociais” e “mensagens instantâneas” de forma genérica. Eles usam aplicativos determinados: MSN e Orkut

    (inclusive o Orkut tem um mensageiro instantâneo incorporado: o Gtalk. Mas eles não usam)

    Para pensar :))

  7. em tempo:

    A configuração dos comentários soh mostra a hora em que foram postados e não a data.

    Pode ser interessante arrumar isso🙂

  8. Opa Vanessa e todos,

    A questão das conversações deve sempre ser olhada dentro do contexto. Se na Escola não há conversações, é a fala do professor contra o silêncio dos alunos, não será o blogue que irá criar conversações.

    Se a Escola tem espaços para conversações, entãoo blogue será apenas uma extensão digital destas conversações.

    Como se vê, novamente, a tecnologia não é o mais importante, ela apenas adiciona ou estende funcionalidades.

    Mas o espaço privilegiado para se criar a cultura das conversações deve ser a prática cotidiana da Escola (ou de qualquer outro espaço educatico/formacional).

    Abraços

  9. Olá Vanessa! gostei do que escreve o Sergio Lima,se na escola não houver conversação entre professor e aluno, não é o blog que irá criar conversações,o trabahlo deve ser começado na escola e a técnologia pode ajuddar como insentivo.

  10. Oieee, é verdade, e vemos isso muitas vezes, reproduções do que é feito normalmente na escola usando algum tipo de tecnologia, se não mudarmos as relações não vamos conseguir “milagres” com a internet….

  11. Oi Vanessa!!
    Adorei teu blog, achei ele a tua cara, por que eu acho que blog é do jeitinho da gente, é um pequeno mundo num mundo grande.
    As pessoas atualmente utilizam-se cada vez mais das tecnologias , por que são práticas e versáteis,podemos realizar nossas tarefas em poucos minutos, sem perdermos tempo e com qualidade e ainda com a garantia que serão recebidas. As escolas deveriam ter blogs, para que os adolescentes, principalmente, pudesssem se comunicar e postar seus comentários á respeito de algum assunto interessante e que fosse de encontro aos conteúdos trabalhados, assim aluno e professor falariam a mesma linguagem e talvés se preocupassem menos com orkut e outros. MIL BJS….

  12. Opa colegas !

    Eu não concordo inteiramente com o que a Cris afirma: “Blogs são diálogos que partem da reflexão do “eu” como sou, como vejo, como faço, etc; para a exposição ao mundo. Primeiro o diálogo tende a ser interno, para depois externalizar e dialogar com o mundo as abstrações, práticas, reflexões, etc.”

    Uma grande dos blogs iniciantes não parte de reflexão alguma. Começam com a publicação de notícias, links e textos de referencia externa. Somente pouco a pouco a reflexão pessoal (sobre si ou sobre o mundo) vai aparecendo.

    Em alguns blogs nunca aparece diretamente.

  13. Amiga querida !

    Estou passando bem rapidinho para te oferecer um Selinho da amizade !!!!

    Aceite-o … é de ♥

    Beijos

    E tenha uma ótima semana !!!!

  14. oi, vanessa…..toda vez que alguém fala e alguém escuta, temos uma “conversa”.a leitura de blogs se traduz numa conversa, sim, mesmo que,às vezes, quem está lendo não escreva uma réplica, mas seu pensamento foi ativado e ele vai refletir a respeito do que leu….é uma conversa diferente, mas é uma conversa!parabéns pelos posts sempre oportunos….vera

  15. Oi, Vanessa!

    Estou feliz por ter conseguido entrar no teu blog, não pergunta o que eu fazia de errado que nem eu sei…Boa Noite!

  16. E então…Boa discussão essa aquí!
    Concordo o que diza Suely,Blogar é construir conhecimento em rede! Ambientes que possibilitam meios que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem!
    É reverter as idéias de ser um simples postador de registros pessoais. Enfim, Pierry Lévy estabelece informações de utilizarmos nestes ambientes uma grande rede colaborativa, assim estaremos criandonossa própria identidade.
    Abraços Luiz Napoleão Vieira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s