Fragmentos da avaliação

Nesse sábado os professores de Educação Infantil, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª série realizaram uma avaliação sobre as tecnologias oferecidas pela escola.
E tiveram um tempo para conhecer um pouco mais sobre os softwares educacionais oferecidos pelo Edubuntu.



Confira alguns fragmentos da avaliação…

A proposta do software livre em relação a proposta da obra Marista:

* A migração ao software livre em nossos laboratórios vem somar a proposta da instituição trazendo uma nova visão de tecnologia, algo que nós professoras já estávamos trabalhando, claro de outra forma, porém sempre buscando dar oportunidades de acesso aos alunos a tecnologia.

* Acredito que a opção pelo software livre é muito coerente com os fundamentos da obra Marista, pois está a serviço de um projeto social comprometido com a equalização das oportunidades e a diminuição dos entraves à democratização das tecnologias e da informação.

* Penso que o fato de ser um software livre por si só já é o bastante para comprovar que temos que cada vez mais ir em busca de alternativas que façam com que os ideais maristas sonhados por Champagnat sejam concretizados na prática do dia a dia em qualquer escola marista e não somente na teoria. A utilização do LINUX é a realização concreta de toda teoria contida em muitos documentos e PPP(projeto político pedagógico) de cada escola, pois é justamente nesses documentos que sempre sonhamos ter uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. LINUX é isso!!!É Fraternidade! É Solidariedade! e é sim…o caminho para uma sociedade mais justa dentro do mundo tecnológico, porque não podemos mais estar presos à um sistema proprietário.

* Penso que tem tudo a ver, pois a proposta do software livre, dá essa noções de compartilhar o conhecimento, há uma interação entre as pessoas que o utilizam, troca de informações… O que acredito que vem bem ao encontro com a proposta da instituição, principalmente em sala, trabalhando com projetos de trabalho.

* Penso que tem tudo a ver, pois a proposta do software livre, dá essa noções de compartilhar o conhecimento, há uma interação entre as pessoas que o utilizam, troca de informações…

* Por trás da utilização de um software livre, existem inúmeros valores que permeiam este sistema, e um deles, e o mais significativo para mim é a liberdade. Liberdade de copiar, criar, produzir e reproduzir diversos materiais, inclusive programas, que estão com os códigos abertos e disponíveis para manipulação.

Sobre o trabalho com blogs…

* Hoje vejo o trabalho com os blogs muito bom, pois as crianças conseguem visualizar o seu trabalho e também disponibilizar a outras pessoas conhecer e nós também conhecermos outros blogs.

* Maravilhoso!!! Através dos blogs muitas atividades podem ser realizadas: divulgação do trabalho dos alunos, o que está sendo trabalhado pela professora ou série em sala de aula, texto para ser lido e postado pelo alunos, comentários… Eu adoro os blogs!!!

* Muito bom! Os alunos adoram visualizar suas atividades e ter a condição de escrever sobre ela. Um meio maravilhoso para incentivar a escrita e a leitura.

* Vejo que além das crianças verem seus trabalhos e fotos… Também tem a oportunidade de se expressarem através de seus comentários e organizar seus pensamentos de uma maneira diferente.

* Eu vejo como uma ótima oportunidade para os alunos estarem se comunicando entre eles e com todas turmas e setores da nossa escola.

* Esse trabalho, quem vem sendo desenvolvido desde o ano passado tem sido feito em prol da organização do trabalho pedagógico realizado com as turmas e sua divulgação sem fronteiras (temporais ou espaciais). Em qualquer lugar ou a qualquer tempo, os alunos terão a oportunidade de conferir o seu processo de crescimento e desenvolvimento intelectual e social, ao ter acesso a esse verdadeiro diário disponível on line.

* Acho muito interessante e já estou trabalhando, acho que o seu uso oportuniza que possamos compartilhar o trabalho que está sendo realizado por cada projeto em aula.

* Tenho a certeza que ajuda muito na construção das aprendizagens dos alunos pois eles sempre estão postando conteúdos que são trabalhados em sala de aula e isso complementa o trabalho do professor e tem como consequência um maior interesse por parte da cada criança.

* O trabalho com blog é bom, pois os educandos podem expressar sua opinião sobre as atividades realizadas na escola.

* Os alunos refletirem sobre as atividades realizadas, podendo fazer uma avaliação das mesmas. Além da observação da escrita.

*
Vejo que através dos blogs os alunos estão tento mais cuidado na digitação e sentem necessidade de comentar. Além de fazer a integração com diversas pessoas, com os próprios alunos e funcionários da escola.

* Mostrar nosso trabalho, valorizando os alunos, comunicação dos alunos com outras pessoas, trocas…

A avaliação foi realizada por 20 professores, esse grupo cresce a cada dia, é visível a capacidade que eles tem de se ajudarem, partilharem e colaborarem com o trabalho do outro, isso faz com que o trabalho seja sempre significativo!

Abraços e Bom Final de Semana!!!

Anúncios

3 comentários sobre “Fragmentos da avaliação

  1. Adorei! Vc não brinca mesmo em serviço! Mal saímos da escola e já está aqui nossas avaliações. Espero que elas contribuam para quem ainda está com dúvida em migrar…

    Por que afinal, nós amamos a liberdade!!!

  2. hehehe

    É verdade, a ídeia é que esse trabalho ajude quem ainda tem dúvidas sobre a troca do sistema proprietário para o livre!!!

    beijos

  3. Parabéns Vanessa!! Muito bom mesmo!!
    Tanto as avaliações, como a tua iniciativa em divulgar aqui no blog os fragmentos da avaliação…
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s