Software Social

Pôster apresentado no Forum Mundia de Educação
Santa Maria/RS


Software Social para construção de conhecimento coletivo

Objetivo:
Promover a construção de conhecimento coletivo na escola através de um Software Social.

Metodologia:
O trabalho iniciou com a pesquisa em outros softwares sociais utilizados na educação, pesquisa bibliográfica, elaboração e apresentação da proposta, convite para os professores, criação dos ambientes e trabalho com os alunos.

Resultados:
A participação de alunos e professores vem aumentando significativamente a cada mês.
A média de participação por mês em 2007 foi de 33% e em 2008 é de 66%.

Discussão
A tecnologia hoje está presente no nosso dia-a-dia, em vários espaços que na maioria das vezes nem notamos sua presença. Esse crescimento vem alterando a nossa cultura de forma significativa e re-configurando nossos hábitos e a nossa estrutura social. A comunicação mediada por computador traz atualmente um novo conceito de software. O Software Social que Dames [2004] define como sendo qualquer software que permita a duas ou mais pessoas, em locais diferentes, atuar de forma colaborativa. A colaboração pode ocorrer em tempo real ou não e os locais podem cobrir desde salas de um mesmo escritório até continentes. Exemplos desse tipo de software são os weblogs, wikis, programas de mensagem instantânea e chats.

A reflexão sobre o conhecimento produzido em rede e sua natureza na sociedade humana é, bastante ampla, encontrando ressonância em todos os campos das ciências. Nesse sentido, é importante referenciar o que pensa CAPRA (1996) sobre esse assunto. Para o autor, a rede é um elemento intrínseco do ser humano, sendo parte da constituição do homem desde seu nascimento até sua morte. A essa idéia se soma a questão virtual que, vem integrando a humanidade numa nova rede de relações que passa também a ser da nossa constituição e natureza. O Software social, nesse caso, é um dos elementos desse fenômeno com explicações que transcendem o entendimento no campo da educação.Gerando a possibilidade de sentir-se parte de um contexto no ciberespaço, aproximando pessoas e criando uma nova forma de construção de conhecimento.

Conclusão:
O trabalho utilizando o blog como um Software Social tem apresentado resultados notáveis na construção do conhecimento dos alunos transformando quem transformando informação em conhecimento, expondo seus pensamentos e respeitando a opinião do outro.

O trabalho utilizando o blog como um Software Social tem apresentado resultados notáveis na construção do conhecimento dos alunos, transformando informação em conhecimento, expondo seus pensamentos e respeitando a opinião do outro. Possibilitando aos professores refletirem sobre sua prática pedagógica e estar em, constante atualização.

Referências Bibliográficas:
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. Ed. Cultrix: São Paulo-SP, 1996.
LÉVI, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo: Loyola, 1998.
LÉVI, Pierre. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática, São Paulo, 1993.
NÓVOA, Antônio. Os professores e sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 1992.
DAMES, K. Matthew. Social software in the library. 2004. (2004) – Disponível
em:. Acesso em: 20 de abril de 2007.
NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. Ciberespaço na Escola. Disponível em:
Acesso em: 01 de abril de 2007
WIKIPÉDIA. Software Social. Disponível em:
Acesso em: 01 de abril de 2007

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