Livre e Proprietária

“Experiência não é aquilo que acontece com o homem;
é o que o homem faz com aquilo que acontece com ele”

Aldous Huxley

Já faz algum tempo que venho lendo, lendo e lendo… Fazendo algumas experiências e a partir de hoje passo a registrar o que venho descobrindo acerca dessas descobertas, vivo hoje em dois mundos: livre e proprietário, e vou me dando conta que isso vai além de uma escolha tecnológica, já estamos tão acostumados a sermos “adestrados” que muitas vezes nos falta conhecimento para fundamentar nossas escolhas. Sinto que essa mudança está acontecendo tão rápido que se não aproveitarmos o pouco tempo que nos resta, vamos ser “atropelados” por elas.

Sair do meu “mundinho” e tentar descobrir qual a melhor escolha é o sentido da minha vida hoje, todos aprendem no seu tempo e com o seu ritmo e o meu tempo é agora!

****************************

O que é Software Livre

As pessoas comentam, a mídia está dando cada vez mais destaque, o governo tem investido em projetos na área, mas, afinal, o que é software livre? Segundo o site http://www.softwarelivre.gov.br: “Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo.

Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível. Se um programa é livre, potencialmente ele pode ser incluído em um sistema operacional também livre. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos.

O termo Software Livre se refere à liberdade que o usuário tem de usar, alterar e distribuir o software sem precisar pedir permissão a quem criou. Para explicar o que é software livre a Free Software Foundation criou quatro liberdades para os usuários de software: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito; A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade); A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa beneficiar o próximo; A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.

O software livre é utilizado hoje por diversas empresas como Lojas Renner, Casas Bahia, IBM, Petrobrás, Brasil Telecom e os bancos Banrisul, Itaú e HSBC. As empresas hoje gastam com suporte, treinamento e certificação. Existem empresas especializadas em criar softwares livres onde o lucro é na captação do cliente, suporte e treinamento, assim o foco deixa de ser o produto e passa a ser o cliente.

A escolha de um software vai além da aparência, pressão da mídia ou do custo, precisamos ter o dever moral de não incentivar o plágio. A idéia da utilização do software livre hoje é a escolha de uma cultura livre, que busca socializar o conhecimento e democratizar a informação.

NOGUEIRA, Vanessa dos Santos. O que é Software Livre. Disponível em http://pedagogia.brasilescola.com/trabalho-docente/o-que-software-livre.htm. Acesso em 24 de maio de 2008.

4 comentários sobre “Livre e Proprietária

  1. Querida VAnessa!! Lhe peço mil desculpas pois você me deu o presentinho no meu blog e eu sequer tive tempo de lhe retribuir! ME perdoa? Eu sinto muito!

    Estou com problemas na finalização do meu mestrado e isso tem me afetado bastante!! ME desculpe por não ser presente e amiga…
    Mil desculpas! Adriana Zardini

  2. Vanessa,
    Coloquei uma interessante postagem lá no Compartilhando as Letras sobre a Multieducação na Sala de Aula. Passe por lá e confira!!!!

  3. Vanessa,
    Coloquei uma interessante postagem lá no Compartilhando as Letras sobre a Multieducação na Sala de Aula. Passe por lá e confira!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s