Reflexões…


Confira o que os professores de 3ª e 4ª série pensam sobre a motivação para utilizar a tecnologia com os alunos:

Para motivar os alunos é preciso iniciar o trabalho em sala de aula e dar continuidade na informática. Os alunos desenvolvem as atividades em aula com muito empenho esperando com ansiedade o momento de expressar seus conhecimentos frente às tecnologias proporcionadas no laboratório de informática.
Professoras Elis, Eliane, Ana Carol e Amanda

Acredito que os educandos se sentem motivados quando são propostas atividades desafiadoras na aula de informática. Seja por meio de pesquisas na internet,a utilização de jogos ou produção de desenhos no paint, a aula no laboratório sempre é esperada com ansiedade por todos.
Professora Ana Paula

O simples fato de participar das aulas, no laboratório de tenologias, já é uma motivação. Porém, o papel maior é, de nós professores, demonstrarmos as necessidades deles estarem trabalhando a realidade e os conteúdos dos projetos que estão sendo desenvolvidos, enriquecendo o trabalho da sala de aula.
Professores Everson, Lúcia e Paula

Os educandos apreciam bastante as aulas de informática, esperando ansiosamente pelo seu acontecimento. As atividades desenvolvidas no laboratório de informática consistem na utilização de jogos educativos ou em processos de pesquisa e levantamento de dados(internet), com a finalidade de subsidiar discussões e solucinar “situações-problema” geradas na sala de aula.Os recursos tecnológicos qualificam o processo ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e significativo.
Professora Alcimari

Acredito firmemente que o professor tem o dever de nos dias de hoje utilizar ao máximo as tecnologias disponíveis para ajudar na aprendizagem dos alunos, uma vez que, cada vez mais,por causa da globalização, muitos estão tendo acesso, por ex, a rede mundial de computadores. Então concluí-se que não se permite que um professor, em primeiro lugar tenha o domínio de algumas tecnologias, ou pelo menos esteja em busca desse tipo de conhecimento. Sendo assim, eu, professor Sérgio Adolfo da Silveira, sempre estou motivando meus alunos para a utilização do Loboratório de Informática, seja qual for a disciplina que estou ministrando, porque acredito piamente que é possível produzir aprendizagem em qualquer disciplina utilizando as várias tecnologias existentes. Para isso, basta o professor estar disposto a procurar, a pesquisar, o que de uma certa forma, nos leva a dizer que é preciso, antes de tudo, um bom planejamento das aulas. Feito isso, o professor, automaticamente, pelo seu jeito de ser e de agir, torna-se um instigador fervoroso de todos os alunos em sala de aula, que espontâneamente, seguirão seu exemplo, e com o tempo, não conseguirão visualizar qualquer aula, de qualquer conteúdo, sem a utilização das tecnologias.
Professor Sérgio

5 comentários sobre “Reflexões…

  1. Vanessa, concordo plenamente com você, quando diz que um professor não pode mais ser omisso as novas tecnologias de comunicação.Embora ainda existam muitos docentes que fazem resistência ao uso do computador para ensinar a sua disciplina. Acredito que esses estão com os dias contados, hoje os alunos entram na sala de aula com novidades vistas na Internet que se o professor não tiver conhecimento passa por momentos constrangedores.

  2. Acabei de visitar a sua Home Page e gostei bastante, sou também apaixonado por Informática e Educação, meu primeiro trabalho de Monografia foi “Informática um Novo Desafio para Educação”, quando ainda o computador era um bicho papão. Só agora estou vendo que a coisa começou a engatinhar e fico muito contente por ver pessoas como você e muitas outras já utilizando o computador na sala de aula.Trabalho num projeto “Intel Educação Para o Futuro” é um convênio Intel e Senai, o propósito é fazer inclusão digital em docentes da rede pública e privada. Gostaria de trocar mais idéias com você. Me escreva…shykocg@gmail.com.br
    Abraços.

  3. Gostei muito desse espaço.

    Um dos pontos que vejo que possuem enorme importância, é a auto-estima do aluno, existe todo um lado cognitivo e emocional (Daniel Goleman) que está relacionado com a informática educativa. Podemos observar isso, desde pequenas atividades como uma simples ida ao laboratório. Não importando se a atividade é instrucionista, o aluno se encanta com o mundo de cores, sons e efeitos. Assim vendo com novos olhos muitos conteúdos, que pareciam chatos na sala de aula e que acabam tendo outro significado dentro de um ambiente multimídia. Certo dia na escola Arno Nienow, depois de uma aula de informática educativa, e tendo feito vários desafios matemáticos, usando a linguagem Logo, um aluno da 4 ° série, direcionou o seguinte comentário:
    “Como pode a divisão e multiplicação são coisas tão chatas no caderno, e no computador isso até fica fácil e divertido…”

    Lembro das palavras desse garoto, por que aquilo me deixou com muitas idéias, dúvidas me levando a refletir sobre vários aspectos educacionais.
    Inúmeros estudos, dentro de áreas como a neurociência, mostram que essas atividades por mais simples que sejam, tem apresentado resultados tais como uma maior motivação, um novo olhar para o ambiente educacional, uma maior interação dentro da comunidade e do meio em que vive, além de desenvolver diversas aptidões cognitivas.
    Um dos objetivos de um educador na área da informática educativa é oferecer a oportunidade para que as crianças possam aprender de forma agradável, da “sua” maneira: investigando, trocando idéias, respondendo a desafios, construindo e respeitando as diferenças.
    Para MORAN (2001) temos uma nova sociedade. “Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social”.

    Abração

  4. Gostei muito desse espaço.

    Um dos pontos que vejo que possuem enorme importância, é a auto-estima do aluno, existe todo um lado cognitivo e emocional (Daniel Goleman) que está relacionado com a informática educativa. Podemos observar isso, desde pequenas atividades como uma simples ida ao laboratório. Não importando se a atividade é instrucionista, o aluno se encanta com o mundo de cores, sons e efeitos. Assim vendo com novos olhos muitos conteúdos, que pareciam chatos na sala de aula e que acabam tendo outro significado dentro de um ambiente multimídia. Certo dia na escola Arno Nienow, depois de uma aula de informática educativa, e tendo feito vários desafios matemáticos, usando a linguagem Logo, um aluno da 4 ° série, direcionou o seguinte comentário:
    “Como pode a divisão e multiplicação são coisas tão chatas no caderno, e no computador isso até fica fácil e divertido…”

    Lembro das palavras desse garoto, por que aquilo me deixou com muitas idéias, dúvidas me levando a refletir sobre vários aspectos educacionais.
    Inúmeros estudos, dentro de áreas como a neurociência, mostram que essas atividades por mais simples que sejam, tem apresentado resultados tais como uma maior motivação, um novo olhar para o ambiente educacional, uma maior interação dentro da comunidade e do meio em que vive, além de desenvolver diversas aptidões cognitivas.
    Um dos objetivos de um educador na área da informática educativa é oferecer a oportunidade para que as crianças possam aprender de forma agradável, da “sua” maneira: investigando, trocando idéias, respondendo a desafios, construindo e respeitando as diferenças.
    Para MORAN (2001) temos uma nova sociedade. “Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social”.

    Abração

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s