Motivação

O problema da formação de professores para o uso pedagógico da informática é um dos maiores desafios a sua incorporação nas escolas.
A formação deve coadunar a apropriação e o domínio adequado dessa tecnologia aos fundamentos necessários à renovação da cultura escolar.
O fato é que nenhum resultado positivo será alcançado nesta área sem a colaboração dos professores. E, mais, certas abordagens e novos procedimentos metodológicos “não atingirão jamais a escola se os professores não os incorporarem até traduzi-los em realizações originais
” (Piaget, 1985, p. 129).

Será preciso atentar que a informática na educação, além de ser uma cultura nova, só recentemente começou a ser introduzida de forma ampliada nas escolas públicas brasileiras. A maioria dos professores está à margem dessa inovação na prática pedagógica, desconhecendo as potencialidades desses recursos como aliados do processo educativo.
Por ser um conhecimento novo no contexto educativo, boa parte dos professores não percebem como podem incorporar a informática em suas atividades profissionais, mostrando-se muitas vezes reticentes.
Há motivos, sim, para desconfiarem ou relutarem em torná-la aliada da sua atividade docente enquanto não estiverem convencidos de que pode auxiliar sua prática e de que têm algo a ganhar.

MOTIVAÇÃO
Motivar ou produzir motivos significa predispor a pessoa para a aprendizagem. O aluno estará motivado para aprender quando está disposto a iniciar e continuar o processo de aprendizagem, ou quando está interessado em aprender um certo assunto ou resolver um dado problema. Daí a importância em motivá-lo tendo em vista seus interesses, sua bagagem cultural. A motivação fica evidente na atitude das pessoas, já que são elas que decidem conscientemente o que querem ou não fazer, levando em consideração uma série de motivos.
Isto tem a ver com intencionalidade, em suma, com aprendizagem.

Fragmentos do texto de Pedro Ferreira de Andrade, extraídos do capítulo 4 do livro “ Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola” organizado por José Armando Valente
Pra quem tiver um tempinho… vale a pena ler o texto na integra.

Como você motiva seus alunos para o uso da informática?


9 comentários sobre “Motivação

  1. Para motivar os alunos é preciso iniciar o trabalho em sala de aula e dar continuidade na informática. Os alunos desenvolvem as atividades em aula com muito empenho esperando com ansiedade o momento de expressar seus conhecimentos frente às tecnologias proporcionadas no laboratório de informática.

  2. Para motivar os alunos é preciso iniciar o trabalho em sala de aula e dar continuidade na informática. Os alunos desenvolvem as atividades em aula com muito empenho esperando com ansiedade o momento de expressar seus conhecimentos frente às tecnologias proporcionadas no laboratório de informática.

  3. Acredito que os educandos se sentem motivados quando são propostas atividades desafiadoras na aula de informática. Seja por meio de pesquisas na internet,a utilização de jogos ou produção de desenhos no paint, a aula no laboratório sempre é esperada com ansiedade por todos.

  4. O simples fato de participar das aulas, no laboratório de tenologias, já é uma motivação. Porém, o papel maior é, de nós professores, demonstrarmos as necessidades deles estarem trabalhando a realidade e os conteúdos dos projetos que estão sendo desenvolvidos, enriquecendo o trabalho da sala de aula.

  5. Os educandos apreciam bastante as aulas de informática, esperando ansiosamente pelo seu acontecimento. As atividades desenvolvidas no laboratório de informática consistem na utilização de jogos educativos ou em processos de pesquisa e levantamento de dados(internet), com a finalidade de subsidiar discussões e solucinar “situações-problema” geradas na sala de aula.Os recursos tecnológicos qualificam o processo ensino-aprendizagem, tornando-o mais dinâmico e significativo.

  6. Acredito firmemente que o professor tem o dever de nos dias de hoje utilizar ao máximo as tecnologias disponíveis para ajudar na aprendizagem dos alunos, uma vez que, cada vez mais,por causa da globalização, muitos estão tendo acesso, por ex, a rede mundial de computadores. Então concluí-se que não se permite que um professor, em primeiro lugar tenha o domínio de algumas tecnologias, ou pelo menos esteja em busca desse tipo de conhecimento. Sendo assim, eu, professor Sérgio Adolfo da Silveira, sempre estou motivando meus alunos para a utilização do Loboratório de Informática, seja qual for a disciplina que estou ministrando, porque acredito piamente que é possível produzir aprendizagem em qualquer disciplina utilizando as várias tecnologias existentes. Para isso, basta o professor estar disposto a procurar, a pesquisar, o que de uma certa forma, nos leva a dizer que é preciso, antes de tudo, um bom planejamento das aulas. Feito isso, o professor, automaticamente, pelo seu jeito de ser e de agir, torna-se um instigador fervoroso de todos os alunos em sala de aula, que espontâneamente, seguirão seu exemplo, e com o tempo, não conseguirão visualizar qualquer aula, de qualquer conteúdo, sem a utilização das tecnologias.

  7. Para que alunos sejam, motivados primeiramente é necessário que o professor já esteja motivado.Ao meu ver os alunos já vivem motivados, pois utilizam o computador todo momento para as mais diversas coisas. Falo da minha realidade, aqui na Paraíba, vejo que a maioria dos professores ainda têm medo do computador. Trabalho em uma Escola Pública onde temos 80 computadores, apenas 5% dos docentes num contingente de mais de 70 professores utilizam a máquina para seu próprio uso, ou seja, digitar seus textos etc…outros computadores são retirados do laboratório para serem utilizados na secretaria da Escola. Acredito que em muitos outros estados a coisa ainda funcione assim. Faz-se necessário, urgentemente um projeto político pedagógico que envolva toda comunidade escolar, que leve o professor a perder o medo do computador

  8. Eu também acho que umprofessor motivado, acabaa motivando seus alunos. É que eu estou tentando fazer com os meus. Meu blog apesenta atividades mais interessantes que os livros de português para estrangeiros. Gostaria que voce visitasse meu blog e fizesse uma avaliaçao. Agradeceria, pois na minha área estou um pouco sozinha. Um abraço e parabéns pelo blog.
    http://www.portuguesdobrasil.blogspot.com

  9. Motivo meus alunos com a minha paixão que demonstro quando crio umas atividades interessantes. Uso recursos variados, música, karaoke, vídeos… Tento aliar a tecnologia ao real, dançando para trabalhar esquema corporal, por exemplo. Informática não é sinônimo de estátuas.
    Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s