Tecnologia, educação e escola

O problema da formação de professores para o uso pedagógico da informática é um dos maiores desafios a sua incorporação nas escolas.
A formação deve coadunar a apropriação e o domínio adequado dessa tecnologia aos fundamentos necessários à renovação da cultura escolar.
O fato é que nenhum resultado positivo será alcançado nesta área sem a colaboração dos professores. E, mais, certas abordagens e novos procedimentos metodológicos “não atingirão jamais a escola se os professores não os incorporarem até traduzi-los em realizações originais
” (Piaget, 1985, p. 129).

Será preciso atentar que a informática na educação, além de ser uma cultura nova, só recentemente começou a ser introduzida de forma ampliada nas escolas públicas brasileiras. A maioria dos professores está à margem dessa inovação na prática pedagógica, desconhecendo as potencialidades desses recursos como aliados do processo educativo.
Por ser um conhecimento novo no contexto educativo, boa parte dos professores não percebem como podem incorporar a informática em suas atividades profissionais, mostrando-se muitas vezes reticentes.
Há motivos, sim, para desconfiarem ou relutarem em torná-la aliada da sua atividade docente enquanto não estiverem convencidos de que pode auxiliar sua prática e de que têm algo a ganhar.

MOTIVAÇÃO
Motivar ou produzir motivos significa predispor a pessoa para a aprendizagem. O aluno estará motivado para aprender quando está disposto a iniciar e continuar o processo de aprendizagem, ou quando está interessado em aprender um certo assunto ou resolver um dado problema. Daí a importância em motivá-lo tendo em vista seus interesses, sua bagagem cultural. A motivação fica evidente na atitude das pessoas, já que são elas que decidem conscientemente o que querem ou não fazer, levando em consideração uma série de motivos.
Isto tem a ver com intencionalidade, em suma, com aprendizagem.

Fragmentos do texto de Pedro Ferreira de Andrade, extraídos do capítulo 4 do livro “ Formação de Educadores para o uso da Informática na Escola” organizado por José Armando Valente
Pra quem tiver um tempinho… vale a pena ler o texto na integra.

Você se sente preparado para utilizar a tecnologia nas suas aulas? Como você motiva seus alunos para o uso da informática?

Anúncios

10 comentários sobre “Tecnologia, educação e escola

  1. A Tecnologia esta em constante mudança, aprimoramento, e por este motivo torna-se necessário estar em busca constante por conhecimento, mas acreditamos estar no caminho correto. Com relação a motivação para as aulas é feita através da ludicidade e do trabalho com atividades concretas que antecedem as atividades no laboratório.Turma 12 – Educadoras Vanessa e Isaura.

  2. Motivamos o aluno para as atividades em informática quando integramos essas atividades dentro do contexto trabalhado em sala de aula, partindo daquilo que é concreto passando para o virtual. A informática é uma ferramenta a mais no processo de aprendizagem das crianças, promovendo encantamento e inserindo as crianças nesse universo tecnológico.

  3. Trabalhomos constantemente para aprimorar nossas metodologias utilizando esta ferramenta como mais uma aliada no desenvolvimento intelectual e social de nossos educandos. Neste sentido o nosso educando sente-se motivado, pois vê nesta ferramenta uma continuidade das atividades vistas em sala de aula. Em sala de aula previamente antes de vir ao laboratório informamos aos educandos o que será trabalhado, qual será o material utilizado no laboratório, tornado as atividades mais atrativas. Professora Simone, turma 126 e Professora Luciane, turma 122.

  4. Sim, pois sempre estamos buscando inovações e procurando estar atualizadas com as diferentes tecnologias,proporcionando assim que nossos alunos estejam sempre motivados á participarem das aulas de informática.
    Para que esta motivação aconteça estamos sempre trabalhando de forma que antes dos alunos se encaminharem para a informática existe uma atividade prévia, podendo assim estar interligadas com outras áreas do conhecimento…educação para o pensar, ensino religioso, entre outros.

    Josiane, Patricia e Suziane
    T: 113, 111, 112

  5. Com a facilidade de acesso que estamos tendo hoje fica mais fácil utilizar essa tecnologia na sala de aula. Nós professores utilizamos essa tecnologia até como um recurso para facilitar e ampliar nossas buscas.
    Quanto a motivação, é essencial esclarecer aos nossos alunos que esse é um espaço de aprendizagens onde desfrutamos de outras ferramentas para aprender. É de extrema importância também os alunos estarem cientes do trabalho que irão realizar durante a aula de informática.

  6. 1) NOS SENTIMOS MUITO MOTIVADAS PARA TRABALHAR OS MOMENTOS DESTINADOS A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
    ACREDITAMOS QUE ESTAMOS SEMPRE DISPOSTAS A APRENDER, E ISSO OS ALUNOS PRECISAM VER ATRAVÉS DO NOSSO EXEMPLO. NOSSOS ALUNOS ADORAM AS ATIVIDADES REALIZADAS NAS AULAS DE INFORMÁTICA E QUEREM SEMPRE MAIS, SENTEM FALTA QUANDO, POR ALGUM MOTIVO A AULA NÃO ACONTECE.

    2)AS AULAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA SÃO SEMPRE UMA CONTINUIDADE DA SALA DE AULA, POR ISSO OS ALUNOS SE SENTEM MUITO MOTIVADOS E CIENTES DO QUE IRÃO DESENVOLVER NAS AULAS DE INFORMÁTICA REALIZANDO TUDO COM AMOR E MUITA DEDICAÇÃO.

  7. A motivação as aulas de informática são muito importantes, porém os alunos já apresentam uma motivação própria ao desenvolver as atividades neste.
    Estas aulas são utilizadas como mais umintrumento de trabalho no qual proporciona o desenvolvimento de habilidades necessárias a sua aprendizagem, bem como a atenção e a memória visual.

  8. Os recursos tecnologicos de que dispomos são muitos. Porém, apesar de saber utilizar grande parte destes, não me sinto segura para trabalhá-los com as crianças.

    Como motivação para as aulas de informática, conversaria com as crianças a respeito das muitas possibilidades de atividades a serem realizadas através desta “nova” ferramenta que temos acesso.

    Helen Flores – Estagiária pré -escola e terceira série

  9. eu estou extremamente anciosa pra trabalhar com meus alunos , usando o laboratorio de informática, nao sei se darei contta…mas acredito que sim..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s