Blog… Idéias do real para o virtual

Mudam o tempo, os sentimentos, as formas de comunicação. O tempo não pára, os sentimentos mesmo diferentes nos acompanham sempre, mas… e a comunicação? Essa merece uma atenção especial.

Hoje buscamos formas cada vez mais rápidas e eficientes de nos comunicar, expor idéias, conceitos, angustias, alegrias. A tecnologia abre as portas para a solução de diversos problemas, passada a angustia de que os computadores poderiam substituir o homem, ela vem para somar e aproximar pessoas com uma velocidade nunca vista.

Como nos fala Valente: “As novas tecnologias que já estão ficando velhas”, estão cada vez mais presentes na nossa vida. O computador e a internet não são mais novidades, estão em constante mudança e oferecendo cada vez mais recursos, passando a ser uma necessidade. Através da informática podemos fazer compras, conversar com pessoas distantes, procurar emprego, escutar música, assistir filmes, pesquisar, estudar, trabalhar. Além de suprir algumas necessidade impostas pelo mundo de hoje a tecnologia oferece algumas ferramentas que são utilizadas para mostrar ao mundo através do imaginário virtual no ciberespaço a criatividade e a inteligência do ser humano.

Uma das ferramentas oferecidas para a comunicação na internet é o blog. O termo é derivado da união das palavras inglesas web (rede) e log (diário de bordo onde os navegadores registravam os eventos das viagens). Blog trata-se de uma abreviatura de weblog que representa registros feitos na internet em ordem cronológica. Os primeiros blogs traziam a idéia de um diário virtual, com registro de fatos e sentimentos feito de uma forma simples, onde o usuário não precisa ter nenhum conhecimento de programação. Essa forma simples e dinâmica de publicação trás, além dos registros, a possibilidade de postar comentários e links, atraindo não só pessoas dispostas a contar sua vida na rede mas também empresas que divulgam seus produtos e serviços, estudantes que pesquisam o mesmo assunto, etc.

Assim formam-se comunidades virtuais através dos blogs que se unem com um mesmo objetivo. No caso da escola ele é usado para que os alunos compartilhem suas idéias, toquem experiências não só entre si mas com alunos de outras escolas em outras cidade, enriquecendo assim o processo de aprendizagem.

Os blogs são uma maneira de estar-junto, conversar, trocar informações e expor sentimentos, mostrando que a máquina é capaz de unir as pessoas ao contrário do que se pensava antes.

Vanessa dos Santos Nogueira

Texto Publicado no Jornal Diário de Santa Maria dia 09/03/2007 e no site da

  • Escola Marista Santa Marta
  • Anúncios

    Um comentário sobre “Blog… Idéias do real para o virtual

    1. Oi Vanessa !
      Sou da turminha do Blogs Educativos. Estou fazendo uma visita para conhecer o seu espaço e deixar meu abraço de boas vindas.
      Tenho um blog onde levo Cecília Meireles para as crianças,quando puder me visitar ficarei feliz .
      Grande abraço !
      Com carinho,
      Leonor

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s