Comunidades Virtuais

O conceito de comunidade vem evoluindo com o tempo, comunidades não são mais só um conjunto de seres vivos que habitam o mesmo espaço geográfico e ao mesmo tempo. Hoje com o fenômeno da globalização a nossa cultura vem sofrendo alterações, proximidades intelectuais passam a ser mais importantes que a as proximidades físicas.
Nas comunidades virtuais o tempo e o espaço não são mais barreiras para a comunicação mundial, ter o sentido de pertencimento passa a ser característica básica para se formar qualquer tipo de comunidade. Nas comunidades tradicionais as pessoas estão limitadas ao espaço geográfico onde nasceram, hoje com a diversidade de conhecimento e informação que a realidade virtual proporciona é possível escolher o tipo de cultura que se quer conhecer.
Essa alteração no cenário social provoca uma mudança de percepção temporal e geográfica humana. É possível hoje uma comunicação interativa com pessoas de diversos lugares do mundo com interesses em comum, esse encontro acontece no ciberespaço (ambiente gerado em três dimensões através de computadores conectados a internet). O ciberespaço cria uma realidade virtual onde não existem só informações, o desenvolvimento tecnológico trouxe junto novas formas de socialização, com essas ferramentas é possível criar vínculos afetivos, de amizade e profissionais.
Temos como exemplos de comunidades virtuais a Wikipédia, enciclopédia construída somente com colaboração de usuários da internet. O orkut, gazzag, beltrano, multiply são redes de amigos que oferecem diversas formas de interação entre os usuários. O Modlle e o Twiki são sofwares livres para construção de escrita colaborativa. O AulaNet, e-Proinfo, WebCT, Teleduc são ambientes de ensino on-line. Dentro desses ambientes virtuais onde se formam as comunidades existem diversas formas de comunicação síncrona e assíncrona como: fórum, e-mail, blogs, flogs, listas de discussão, chats conforme os interesses e necessidades dos integrantes de cada comunidade.
As comunidades virtuais possibilitam aos indivíduos manifestarem suas individualidades e formar vínculos por afinidades, compartilhar experiências com um acesso rápido a informação e a comunicação. Assim o ciberespaço com todas possibilidades que oferece deve ser utilizado para aproximar pessoas. Quando se consegue um emprego, conclui um curso, conquista uma amizade entre pessoas que se conheceram no mundo virtual, percebemos que toda essa tecnologia está a serviço do ser humano.

Vanessa dos Santos Nogueira

* Texto publicado no jornal A Pláteia no dia 29/10/2005

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s